sábado, 14 de abril de 2018

Símbolos do Anarcossindicalismo: O Gato Preto

O Gato Preto, também chamado “gato selvagem”, se mostra normalmente com as costas arrepiadas e com as unhas e os dentes para fora. Está fortemente relacionado com o anarquismo, principalmente com o anarcossindicalismo.



Foi desenhado por Ralph Chaplin, uma conhecida figura do sindicato estadunidense Industrial Workers of the Word (IWW). A palavra “wildcat” exprime a idéia de selvagem ou feroz em inglês, então, como sua postura sugere, o gato simboliza greves radicais – não autorizadas pelos organismos do estado – (wildcats strikes).


A origem do símbolo do gato negro exalta as lutas combativas e ações espetaculares dos anarcossindicalistas em ação, muitos contos das ligas e sindicatos relatam a ação de grupos que faziam "a moda gato", nos enfrentamentos diretos com agentes da repressão e da burguesia, esses inimigos foram atingidos, sem se fazer notar, "dar o tapa e esconder a unha", mas de acordo com uma história este vem de uma greve que estava passando por seu pior momento. Vários de seus membros haviam sido golpeados e mandados ao hospital. Logo um gato doente e negro caminhou entre o acampamento dos grevistas. O gato foi alimentado pelos operários grevistas e no momento em que o gato recobrou sua saúde a greve deu uma virada positiva. Os trabalhadores se preparavam enquanto alimentavam o gato, ambos treinados e recuperados retomaram a luta. Eventualmente os operários em greve conseguiram suas reivindicações, avançaram na guerra social e adotaram o gato como mascote e modelo de ação direta.
O nome de Gato Preto tem sido usado por numerosos grupos sindicais e acampamentos de resistência.
Como símbolo, o gato preto tem sido historicamente associado com bruxaria, os anarquistas compartilham o símbolo do gato negro com a bruxaria e a Wicca, mas geralmente nenhuma das anteriores o representa com suas costas curvadas em posição de luta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário