sábado, 18 de outubro de 2014

Anarco-sindicalismo em ligação Nº 1




SINDICALISTA
O Sindicalista distinguia-se da massa! Era um homem pensante, consciente, reto. De conduta ética e profissional exemplares, quase sempre dos melhores artistas em sua profissão. Coerente em suas idéias, no trabalho e no lar. Sem superstições e anticlerical. Estudioso da Sociologia e culto mesmo neste campo de conhecimento. Suas ambições não se restringiam a satisfação do estomago porque seu cérebro estava bem mais acima e além daquele órgão digestivo. Iam muito mais além; iam até ao bem estar geral, coletivo, propugnavam por uma igualdade social!
Quer a derrocada do Estado por ver nele um poderoso gerador de violências e vícios, do jogo, da chantagem, da corrupção do conforto, e, sobretudo do parasitismo das profissões e atividades.improdutivas,.inúteis,.nociva.ao. homem,.à.coletividade!
O Sindicalista repudia os vícios e distinguia-se pelo laço da gravata, conhecido em todo mundo operário por “laço à sindicalista”.

ANARCO-SINDICALISMO
Idéia Universal que tem como ponto alto a solidariedade humana. É doutrina e método de luta. Como doutrina, parte do elemento humano, célula componente de sociedade. Dentro deste prisma, prevê, entre suas múltiplas funções, a educação social, instrução e cultura até ao máximo da preparação artística, técnica e científica em ordem crescente, evolutiva, de modo que o indivíduo adquira todos os conhecimentos indispensáveis à boa formação física, psíquica, ambiental, sempre baseada na liberdade, na solidariedade e no apoio mútuo. Almeja uma sociedade de irmãos, dentro do harmônico e integral desenvolvimento das múltiplas energias e necessidades afetivas, intelectuais e sociais, partindo da criança ao adolescente, para o adulto, com vista a prepará-los para irradiar os males deformadores do caráter: o egoísmo; a luta diária pelo espaço vital; a guerra do dia-a-dia; o domínio do mais forte, mais inteligente ou mais audacioso, sobre o mais fraco, menos favorecido. 

É uma idéia que pretende ligar os homens emocionalmente pelo coração e associá-los voluntariamente por interesses comuns. A liberdade, responsabilidade e igualdade social são elementos da maior importância e de maior valia para o seu mundo. 

Como método de luta, pretende anulação do Estado, das leis e do Capitalismo. Sua força reside num conjunto de agrupamentos voluntários, ligados também voluntariamente em função da igualdade social. Propõe-se liquidar através da ação direta os males da sociedade burguesa, como realização prática e experimental – porque é permanentemente evolutivo – baseado em leis científicas, sociológicas, psicológicas até atingir o pleno desenvolvimento progressista de justiça social e alcançar pelo trabalho coletivo a igualdade de direitos, de deveres, de bem estar e atingir uma sociedade onde todos os seres humanos possam coexistir pacificamente, produzindo e usufruindo das riquezas naturais e do trabalho de todos em favor de todos.

SOLIDARIEDADE
Atitude, rasgo de lealdade – comportamento do proletariado em alto nível ético, ideológico e humanista.
Como solidariedade entende-se o auxilio econômico, político, ideológico e humano, no plano individual, familiar, de classes e coletivo: local, regional, nacional, universal. Na prática era exercida no lar, nos locais de trabalho, e nas associações de classe e destas irradiava para todos os cantos da Terra! Milhares de vezes o trabalhador se exercitou nesta virtude, ao recusar individualmente benefícios que deviam ser de todos. Preferindo a demissão para não prejudicar os companheiros, nas diversas atividades profissionais, opunha-se assim, a prática de injustiças silenciosamente. Dentro deste princípio, recusava a gorjeta quando prestava serviços, para exigir um pagamento justo; contribuía semanalmente com uma parcela de seu salário para auxiliar os companheiros desempregados e doente; nas greves de grande duração, ou durante a prisão de companheiros por delitos de idéias, formava comitês que chegavam a comprar bois, mata-los, para distribuir carne as famílias e aos trabalhadores, alem de outros alimentos; pagar o aluguel das residências e abrigar crianças no curso da luta, quando os pais estavam sendo caçados pela polícia. A solidariedade em forma de protesto levou honrados idealistas a entregar-se à prisão assumindo responsabilidades individuais ou coletivas por atos que as autoridades viam e entendiam como subversivos.

A Solidariedade Humana foi o mais nobre princípio seguido pelo proletariado na sua luta pela emancipação social. Belo gesto! Gesto nobre! Na prática da filosofia anarco-sindicalista!

AÇÃO.DIRETA
Quer dizer ação exercida pelos próprios operários pelos interessados. É o trabalhador quem se esforça por exercer pessoalmente sobre as forças que o dominam a pressão necessária para obter o que lhe é devido.

Pela Ação Direta o operário luta realmente, é ele quem dirige o conflito, decidido a não confiar a outrem a missão que só a ele compete resolver. 

AGITAÇÃO
No conceito sindicalista, prólogo de batalha. A exercitação do indivíduo pela palavra falada e escrita; pela resistência enérgica e pelas ações decisivas contra todos os obstáculos impostos pelos opressores. 

FONTE: ABC SO SINDICALISMO REVOLUCIONÁRIO – Edgar Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário